Vértice Marketing

+55(21) 3738-0955
  • Soluções
  • Cases
  • Equipe
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Blog
  • Pandemia
  • A Pandemia, o Fear of Going Out e a nova segmentação
 

A Pandemia, o Fear of Going Out e a nova segmentação

A Pandemia, o Fear of Going Out e a nova segmentação

by Admin / segunda-feira, 13 julho 2020 / Published in Pandemia

Dia desses, minha esposa comprou para a minha filha caçula de 4 anos, uma máscara dessas de proteção contra o Covid-19. A distância entre o ato de entregar a máscara para ela e a reação da minha filha, demarcaram na minha compreensão, novas visões relacionadas ao tal novo normal.

Tá certo que a máscara era ilustrada com uma princesa muito popular, mas a reação de genuína felicidade e leveza com que minha filha comemorou o recebimento do “presentinho”, indicou a naturalização para ela, com tão pouco passado, desse utensílio tão recente e de uso tão simbolicamente ligado a tristeza e a enormes dúvidas e desafios.

Apesar de não ter uma relação direta, a cena me conduziu a refletir, que pelo menos durante um tempo, temos uma nova segmentação demográfica global com forte caráter psicológico, que precisa ser compreendida, não só para uma correta avaliação do daqui para frente como um todo, como para determinar toda e qualquer estratégia relacionada ao planejamento e as ativações corporativas.

Aproveito para manifestar, meu profundo respeito e consternação com o trágico momento, em especial com os mais duramente atingidos e aos familiares dos milhares de falecidos e afirmar, que o pensar estratégico corporativo como coadjuvante a todos os melhores esforços humanitários e sanitários, ao contrário do que possa parecer, compõe um cenário de reação, que apoia a saída mais rápida e com mais conforto para todos, desse triste capítulo da história da humanidade.

O fato é que o mundo a partir de agora, e até que surja uma solução segura e definitiva para o enfrentamento da COVID-19 se divide entre: os infectados leves, os que se isolaram e os que não se isolaram, por terem continuado trabalhando nos chamados serviços essenciais. Tribos diferentes, de pessoas iguais, mas com 3 formas de encarar os desafios da flexibilização e do tal novo normal.

Poderia parar por aqui e deixá-los para refletir sobre essa afirmação, que em meu entendimento, já embarca conteúdo suficiente para evoluirmos em meio a essa dura realidade sanitária e econômica, mas vou um pouco mais além. Está claro para mim, que os já infectados, em especial os assintomáticos testados e o que tiveram sintomas leves e superaram, estarão mais prontos a retomar as atividades consideradas de risco, assim como os que se mantiveram na ativa, que veem a rua e o ir e vir, com mais conforto e naturalidade, mesmo em meio a esse tortuoso período de flexibilização.

Aliás, flexibilização que tem até uma duvidosa hora de começar, mas nenhuma certeza de quando se completar. Penso que, assim como na vida, quanto melhores tiverem sido as decisões tomadas durante a pandemia, maiores serão as chances de êxito. O futuro se constrói, ao menos parcialmente, hoje e, para sofisticar ainda mais nossos desafios, mesmos os países que foram mais assertivos e disciplinados do que nós, enfrentam o abre e fecha das atividades econômicas, em ciclos apenas parcialmente sobre controle, que parecem mesmo fazer parte integrante da rotina de flexibilização e retomada.

E ao contrário da minha compreensão em relação aos infectados leves e dos que nãos se isolaram, os que se mantiveram em isolamento, enxergam de forma mais intensamente intransponível, as ruas e as primeiras incursões ao dia à dia, como barreiras a serem vencidas, necessitando de um tratamento muito próprio a apoiá-los em sua reintrodução, tanto nas coisas da vida, como em sua retomada ou reinvenção relacionadas aos seus hábitos de consumo.

O combate a um provável surto relacionado a um Fear of Going Out específico, ou simplesmente medo de sair, ganhará contornos muito particulares a partir de agora, impactando diretamente em toda a sociedade, que busca sair com segurança, responsabilidade, saúde e retomada da produtividade da Pandemia,

Fundamental compreender, que demos uma pausa forçada em várias decisões pessoais e profissionais. Muitos dos projetos que concebemos da virada do ano passado para cá, foram adiados, ou simplesmente inviabilizados pelas circunstâncias. Milhões de projetos simplesmente foram incinerados pela Pandemia, e a baixa capacidade de investimento, precisa de criatividade e senso de oportunidade para recompormos nosso arsenal de próximos passos.

Sendo assim, tenho recomendado firmemente aos nossos clientes, parceiros de jornada corporativa de vários segmentos, de restaurantes ao setor jurídico, do financeiro a profissionais liberais, que considerem essa nova segmentação, nessa retomada, e que tanto o pensar estratégico, como o plano de ativações, avancem para bem além da disponibilização do álcool em gel e do distanciamento social.

*Marcelo Guimarães é sócio da Vértice Marketing. Formado em Administração (UFRJ), com especialização em Marketing (FGV) e Marketing Digital pela Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet. Concebeu e coordenou, a primeira edição do Curso de Extensão em Marketing Esportivo da UFRJ e lecionou na Trevisan Escola de Negócios. É autor do livro “Paixão SA, como anda o marketing do seu clube do coração? e co autor do “100 crônicas comentadas de João Saldanha”

What you can read next

A pressão pelo reinício do combalido campeonato carioca
Pandemia, pós-pandemia, o ser humano e o mercado

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • Pandemia, pós-pandemia, o ser humano e o mercado

    Em tempos de pandemia, refletir sobre nossos pr...
  • A pressão pelo reinício do combalido campeonato carioca

    Acompanhamos atônitos esse debate agressivo e i...

Comentários

    Arquivos

    • julho 2020
    • junho 2020

    Categorias

    • Pandemia

    Tags

    Acelere suas
    vendas através do
    Marketing Digital.

    Av. Treze de Maio, 13 - Salas 1115 -
    Cinelância. Rio de Janeiro - RJ

    +55(21) 3738-0955

    contato@verticemarketing.com.br





    TOP
    Open chat
    Posso ajudar?